Autocuidado

Para melhorar a saúde é preciso pensar sobre seu estilo de vida atual e assumir hábitos saudáveis, que podem ser em relação à alimentação, à atividade física, ao lazer ou a outras mudanças que promovam o bem estar e evitem o aparecimento ou complicações de algumas doenças. Isso é o autocuidado: olhar para si, observar e escolher ações e formas para cuidar da sua saúde. 


Para que as pessoas possam se cuidar é preciso que estejam motivadas e informadas. Essas orientações são, geralmente, realizadas pelas equipes de saúde, mas também podem ser oferecidas por pessoas próximas, como a família e os amigos. Além disso, outros espaços, como a igreja, a escola, o clube, as associações e a Internet, auxiliam o autocuidado. 


O princípio fundamental do autocuidado é que você é o centro de qualquer mudança na sua vida e na sua saúde. Você é a pessoa que mais conhece sua própria situação, sabe o que precisa para se sentir bem, o que ajuda ou atrapalha os processos de mudanças. 


Os profissionais de saúde podem e devem orientar, auxiliar e acompanhar as pessoas nesse processo. Sempre que precisar, procure ajuda na sua Unidade Básica de Saúde. 
Neste sentido, o Ministério da Saúde lançou, no Dia Mundial do Cuidado da Pessoa com Diabetes, o primeiro site relacionado ao autocuidado para o cidadão brasileiro. 

Fonte: Ministério da Saúde